Como vender mentoria online em 7 passos rápidos

O tempo se tornou um bem escasso e precioso nos dias de hoje. As pessoas se acostumaram a correr atrás de informações que, a todo o momento, surgem pipocando em telas de smartphones, enquanto as redes sociais trazem notificações constantes do que é relevante ou não para o perfil de cada um.

Isso fez com que muitas pessoas se especializassem em busca de novos conhecimentos, partindo do pressuposto de que tudo que é bom pode melhorar.

A frase, aliás, é tirada de um filme da cultura pop, “Pantera Negra”, lançado em 2018 e que, desde então, trouxe coragem a muita gente que precisava de um empurrão na vida profissional.

 O símbolo de Pantera Negra para descobrir como vender mentoria online

Símbolo de quem fez a diferença em seu mundo de fantasia, o reflexo do Pantera Negra na realidade é que muitas pessoas querem ser melhores.

Desta forma, precisam de mentores, de pessoas que as direcionem além do que as redes sociais já fazem – a grande diferença é a utilidade do conteúdo que os mentores oferecerão.

É por isso que diversos profissionais gabaritados estão em busca de espaços próprios, como plataformas digitais, que possibilitem o compartilhamento de seus conhecimentos com quem quer ser melhor na carreira.

Para te ajudar com isso, preparamos um guia prático e rápido de como vender mentoria online em 7 passos.

Passo 1: Todo conhecimento é lucrativo, basta encontrar o caminho

De nada adianta se subestimar se o seu conhecimento é grande o suficiente para ser transmitido. E pior: se você quer compartilhá-lo.

A partir de agora, você precisa se dedicar a uma única causa: organizar sua carreira e tudo o que aprendeu imaginando um caminho para que outras pessoas possam aprender tão bem quanto você.

Para isso, você vai precisar definir um pequeno roteiro, com perguntas básicas como “Como alcançar esse objetivo”, “O que preciso para alcançar o objetivo” e “Como aplicar meus conhecimentos para o mercado de trabalho”. Isso vai te ajudar a definir os primeiros passos pensando em como outras pessoas aprenderão contigo.

Passo 2: Desenvolvimento de um conteúdo didático e acessível

A partir do momento em que você definiu os primeiros passos para delinear os seus conhecimentos com o objetivo de ensinar alguém, chegou a hora de montar o conteúdo em si.

Como você vai transmiti-lo? Hoje muitos profissionais fazem vídeos, dão palestras gravadas e até mesmo mostram, em workshops, como determinadas coisas funcionam. Ou seja, o caminho é sempre o mais lúdico possível, com exemplos sempre claros e fáceis de assimilar.

Em seguida, você precisa pensar na parte didática e, assim, organizar o conteúdo em ideias que formem um material de apoio, seja ele um ebook, apostila ou até mesmo um site com informações que direcionem seus alunos.

Passo 3: Como disseminar o seu conteúdo após ter certeza de que sua mentoria funciona?

Após determinar o caminho das pedras através do conteúdo que você já construiu, é o momento de avaliar como as informações que você preparou funcionarão.

Antes de começar a dar sua mentoria de vez, faça testes com pessoas conhecidas, porém críticas, as quais poderão te ajudar a acrescentar ou cortar determinadas informações.

Em seguida, construa uma pesquisa com possíveis integrantes de seu público-alvo, o que é perfeito de se fazer em suas redes sociais. Aliás, elas serão as portas de entrada para a sua mentoria e para o contato com quem fez, quer fazer ou deixou de acreditar em seu conteúdo. Um verdadeiro termômetro.

Passo 4: Conquistar seu espaço através de sua imagem profissional

Por falar em redes sociais, como você se estabelece em suas postagens de textos e fotos em lugares como Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube?

Você posta com regularidade? Mantém discrição sobre assuntos que não estão ao seu alcance? Deixa de polemizar apenas pela ação de chamar a atenção? Constrói uma imagem sólida para que ao menos seus conhecidos saibam o que faz em sua profissão?

Essas são perguntas básicas que precisam ser refletidas e, em seguida, respondidas através do que você expõe e de como você se mostra em suas redes sociais. Hoje elas chamam tanta atenção para você quanto o seu próprio currículo.

Passo 5: Encontre seu público e esteja presente em suas vidas

A partir do momento em que você construiu um conteúdo sólido e útil ao público que pretende atingir, mostrando seus conhecimentos a fim de disseminá-los enquanto outras pessoas aprender o que você já sabe, é a hora de começar a mostrar seu novo propósito.

Se você nunca ensinou ou foi mentor de alguém, aqui está o momento. Como suas redes sociais já estão equilibradas e atualizadas, é agora que você vai começar a divulgar seu novo projeto, procurando por interessados, o que pode ser feito em postagens orgânicas ou promovidas, stories, grupos específicos de profissionais e pesquisas de aceitação.

Utilize as diversas funcionalidades das redes sociais que já tem, pois está chegando a hora de finalmente descobrir como vender mentoria online e garantir sucesso profissional ainda maior.

Passo 6: Se tornar referência através de constância e novas soluções

Com a consolidação de sua marca pessoal, em pouco tempo surgirão interessados em saber o que é mentoria online e como saber mais sobre o assunto.

Aproveitando essa onda de curiosidade, você pode dar alguns passos para a frente revelando dicas para quem quer aprender mais sobre o que você está ensinando. Mas não entregue o pote de ouro por completo.

O objetivo é gerar curiosidade e interesse genuíno sobre seus conhecimentos. Quem quiser aprender mais, vai encontrar a solução em breve.

Passo 7: A solução para vender a sua mentoria online: uma plataforma digital

O passo fundamental para sua mentoria online funcionar muito bem é encontrar uma plataforma através da qual você vai divulgar seu projeto e seus serviços.

Existem diversas formas de alcançar as pessoas com mentoria online, mas nenhuma delas é eficaz como uma plataforma digital construída para facilitar a vida de profissionais e especialistas de diversos segmentos.

E, como plataforma, entende-se Brainship sua mentoria online diferenciada. Chamados de brainers, os mentores aqui constroem seus espaços na plataforma e, através dela, conseguem montar cursos com toda a estrutura para quem quiser ensinar e ganhar dinheiro assim.

Aprendendo a ganhar dinheiro descobrindo como vender mentoria online

Descobrir como ganhar dinheiro com mentoria online é um caminho novo para você transformar seu conhecimento em lucro.

Ao construir seu passo a passo e solidificar sua estratégia através de uma plataforma digital de conhecimentos como a Brainship, você se tornará um verdadeiro mentor brainer.

O resultado é, gradativamente, uma multidão de novos interessados em sua profissão, aprendendo com quem conseguiu ser o melhor: você.